O mercado de ‘cogumelos’ está crescendo no Canadá e no mundo.
Mike Brodeur fica no centro de Calgary. O ex-jogador de hóquei diz que descobriu a microdose de psilocibina online. (Andrés Saez)
Tomar uma microdose de psilocibina como estimulante do humor está se tornando uma rotina diária para cada vez mais canadenses – e chamando a atenção de empresários e cientistas.
A psilocibina é a substância psicoativa dos cogumelos mágicos, o mercado online dessa substância está crescendo.
O interesse científico pela psilocibina também está aumentando – os pesquisadores estão analisando seu uso como tratamento para a depressão.
“Há um ressurgimento de interesse e permissão para começar a estudar psicodélicos”, disse Norman Farb, professor associado de psicologia da Universidade de Toronto Mississauga.
“Há um grande interesse do setor privado em terapias psicodélicas como a próxima grande oportunidade de investimento no setor de saúde”, disse ele.
As pessoas estão acessando a droga em pequenas quantidades por meio de varejistas online.
O especialista em saúde mental lançará um estudo controlado nos próximos meses em quase 100 pessoas, que serão acompanhadas por cinco semanas.
O estudo examinará os efeitos de microdoses de psilocibina em pessoas com ansiedade e depressão de baixo grau, bem como em pessoas com transtorno depressivo persistente.
O projeto é o primeiro desse tipo no Canadá. Farb e sua equipe receberam a aprovação da Health Canada no final de dezembro.
Tendência de microdosagem de psilocybe cubensis
As cápsulas de microdosagem contêm 100 a 500 miligramas de pó de cogumelo mágico. Eles também contêm o ingrediente psicoativo: psilocibina. Uma dose completa, 10 vezes isso, é quando os efeitos psicodélicos mais comumente conhecidos se instalam.
Entre 2018 e 2020, artigos do New York Times e da revista Forbes apresentaram a microdosagem ao público em geral. Anteriormente, a palavra era usada apenas por pessoas de dentro do Vale do Silício e aficionados psicodélicos.
Nas redes sociais, as discussões sobre o assunto nunca foram tão animadas. O número de assinantes do fórum sobre este tópico no Reddit aumentou sete vezes desde 2018.
As cápsulas de psilocibina para microdosagem estão se tornando mais populares. (Axel Tardieu/CBC)
Cada vez mais canadenses estão interessados nessa prática. As buscas no Google com as palavras-chave “microdosing” e “shrooms” (cogumelos) dobraram em um ano.
“Isso não é mais um fenômeno underground. Existem negócios que vivem da microdosagem e, obviamente, isso muda um pouco o jogo”, disse Balázs Szigeti, professor do Imperial College London, um dos mais renomados centros de pesquisa do campo.
A Health Canada diz que o Serviço Nacional de Análise de Drogas (DAS), que opera laboratórios em todo o Canadá para analisar suspeitas de drogas ilegais apreendidas por agências de aplicação da lei, encontrou mais compostos de cogumelos mágicos do que nunca.
Entre 2017 e 2021, o número dobrou nacionalmente.
As vendas de cápsulas de cogumelos mágicos estão aumentando
As lojas online estão crescendo à medida que o interesse cresce, psilocybe cubensis comprar tem sido um dos termos mais procurados nos últimos meses.
A CBC/Radio-Canada conversou com os fornecedores escondidos atrás de quatro sites. Todos afirmam que a concorrência está baixando os preços para atrair o consumidor.
Todos eles são baseados na Colúmbia Britânica. Eles preferem permanecer anônimos para evitar problemas com a polícia.
Em abril passado, depois de vários anos na indústria da cannabis, Tally começou a vender cogumelos mágicos, encorajada pelo efeito positivo que eles tiveram em sua saúde mental.
“Vimos um aumento nas nossas vendas. Há até profissionais de saúde que vêm nos pedir informações. Ontário, Alberta e Colúmbia Britânica são nossos campeões de vendas”, disse essa vendedora.
Trevor, por outro lado, está na indústria há dois anos. Como Tally, ele opera sua loja virtual em Vancouver. Ele nunca experimentou a microdosagem e compra seus produtos já embalados.
Com sua experiência em marketing online, o principal papel de Trevor é enviar pedidos por correio e referenciar adequadamente seu site para aparecer primeiro nos mecanismos de busca.
“É mais uma decisão de negócios fazer cogumelos, para seguir a tendência antes que todo mundo esteja na tendência. Agora, está aumentando mês a mês”, disse Trevor, que está obtendo uma receita total de até US$ 50.000 por mês.
Nenhum dos vendedores entrevistados considera esse ato como sendo tráfico de drogas, aqui no Brasil por exemplo não existe nenhuma lei que enquadre o comercio de fungos como um ato criminoso.
Mike Brodeur de Calgary jogou pelo Ottawa Senators, mas uma concussão em outubro de 2010 marcou o fim de sua carreira na NHL. (Richard Wolowicz/Getty Images)
‘Salvou minha vida’
Hoje em dia, Mike Brodeur anda pelas ruas de Calgary com tranquilidade. É a cidade onde ele começou sua carreira profissional no hóquei como goleiro.
Em 2010, uma concussão marcou o fim de sua carreira na NHL com o Ottawa Senators.
Apesar de analgésicos e antidepressivos, ele achou difícil se recuperar.
“Eu ficava horas na minha cama. Não conseguia processar o que estava acontecendo. Eu estava em um lugar de desesperança”, lembrou ele.
Então Brodeur descobriu a microdosagem de psilocibina onde encontrar na internet. A prática já faz parte do seu dia a dia.
“Quando acordo de manhã, com meu café, tomo meu comprimido, de segunda a sexta-feira. Isso me dá energia, foco, resolução de problemas, uma visão melhor do futuro. Tem mudado minha vida”, disse.
Ainda há muito para descobrir
Melhorar seu humor, desenvolver sua criatividade e reduzir seu estresse – as promessas das lojas online ainda não foram comprovadas cientificamente, diz Claude Rouillard, neuropsicofarmacologista da Universidade Laval, em Quebec.
“Na literatura científica, não há muitas evidências até o momento, mas na literatura cinzenta, em fóruns ou grupos de mídia social, há várias pessoas que relatam que esse fenômeno de microdosagem pode ter consequências benéficas na saúde mental a curto prazo. ou médio prazo”.
Matthew Johnson, professor da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins em Maryland, resume a situação: “Cientificamente, o campo não foi capaz de confirmar nenhum dos benefícios alegados nos poucos estudos de pesquisa cuidadosamente controlados conduzidos até agora sobre microdosagem. ser, no entanto, que o tipo certo de estudo ainda não foi realizado.”
E o efeito placebo?
Segundo Rouillard, devem ser feitos estudos clínicos em milhares de pessoas de diferentes idades, sexos e de vários países, além de pesquisas ao longo de vários meses para determinar se os efeitos da psilocibina são mais fortes do que o efeito placebo.
“Se você espera se sentir melhor ou por causa de um tratamento ou intervenção, então você vai se sentir melhor”, disse Szigeti.
Segundo ele, o crescente interesse do público pode criar esse efeito placebo com alguns usuários e participantes do estudo.
Muita esperança
“Ter uma classe de drogas fundamentalmente diferente que não é muito prejudicial, que pode produzir benefícios, seria revolucionário em todo o mundo. Na verdade, temos apenas alguns tipos de medicamentos para tratar a ansiedade, e muitos deles são problemáticos”, disse Farb. .
“A ideia por trás disso pode nos levar a grandes avanços”, disse Rouillard. “Não houve muitas novidades nos últimos 20 ou 30 anos no tratamento da saúde mental em neurofarmacologia ou psicofarmacologia”.
Leia também:→ cogumelos mágicos são legais no brasil
Fonte: cbc.ca