Consumir uma única dose da bebida psicodélica cha ayahuasca comprar pode resultar em mudanças duradouras nas redes cerebrais cognitivas de ordem superior, de acordo com um novo estudo publicado no Journal of Psychopharmacology .
A ayahuasca, uma mistura usada há séculos por tribos indígenas da Amazônia, contém a poderosa droga psicodélica dimetiltriptamina (DMT) e inibidores da monoamina oxidase. A bebida é normalmente preparada com folhas do arbusto Psychotria viridis e a casca da videira Banisteriopsis caapi .A nova pesquisa de neuroimagem sugere que a ayahuasca pode produzir efeitos duradouros no humor, alterando a conectividade funcional da saliência do cérebro e das redes de modo padrão.
“Como neurocientista clínico, estou interessado em abordagens que possam melhorar a vida de pacientes com distúrbios neuropsiquiátricos”, disse o autor do estudo, Lorenzo Pasquini , pós-doutorado no Centro de Memória e Envelhecimento da Universidade da Califórnia, em São Francisco.
“As substâncias psicodélicas foram quase completamente banidas da pesquisa acadêmica nos últimos 70 anos. O renascimento da pesquisa psicodélica dos últimos anos oferece uma excelente oportunidade para estudar o potencial clínico das sessões de terapia psicodélica em transtornos do humor que afetam milhões de pessoas em todo o mundo.”
“Como neurocientista computacional, estou particularmente interessado no papel que circuitos neurais específicos desempenham no comportamento socioemocional. Substâncias psicodélicas e o estado alterado de consciência associado provocado por sua ação serotoninérgica nos fornecem uma nova maneira de estudar como esses sistemas neurais apóiam as emoções humanas e o comportamento social”.
No estudo, os pesquisadores usaram imagens de ressonância magnética funcional para analisar a estrutura cerebral de cerca de 50 participantes saudáveis um dia antes e um dia depois de receberem uma única dose baixa de ayahuasca ou uma substância placebo. Nenhum dos participantes tinha experiência anterior com a droga psicodélica.
“Embora a maioria dos estudos até agora tenha explorado os correlatos neuronais de estados alterados de consciência durante a fase aguda de uma sessão psicodélica, inclusive com os cogumelos psilocybe cubensis 10g, nosso estudo se concentra nos efeitos subagudos avaliando as mudanças na organização funcional do cérebro um dia após a sessão”, explicou Pasquini.
Pasquini e seus colegas descobriram que “a experiência psicodélica induzida pela ayahuasca tem um efeito duradouro na organização funcional das redes cerebrais que suportam funções cognitivas e afetivas de ordem superior”, disse ele.
Os pesquisadores observaram aumento da conectividade do córtex cingulado anterior dentro da rede de saliência, diminuição da conectividade do córtex cingulado posterior dentro da rede de modo padrão e aumento da conectividade entre as redes de saliência e modo padrão no grupo ayahuasca em comparação com o grupo placebo.
“Descobrimos que a ayahuasca teve um impacto em duas importantes redes cerebrais que suportam funções interoceptivas (processamento de sensações corporais, como das entranhas e outros órgãos internos), afetivas e motivacionais, enquanto as redes sensoriais primárias (visual, sensório-motora) não foram afetadas. um dia após a sessão”, disse Pasquini ao PsyPost.
“Mudanças funcionais consistentes nessas redes relacionadas a níveis alterados de afeto, interocepção e motivação avaliados durante a sessão aguda, fornecendo uma ligação entre mudanças cerebrais duradouras e estados alterados de consciência provocados pela ayahuasca. É importante ressaltar que essas descobertas podem fornecer uma estrutura conceitual para explorar ainda mais o potencial terapêutico das substâncias psicodélicas no humor e nos transtornos afetivos”.
Toda pesquisa inclui algumas limitações, e o presente estudo não é exceção. “As principais ressalvas para este estudo estão relacionadas ao tamanho moderado da amostra e à intensidade do campo do scanner usado, o que afetou nosso poder estatístico. O campo se beneficiaria muito com estudos de replicação com amostras maiores usando instalações de última geração”, disse Pasquini.
Os pesquisadores também gostariam de aprender mais sobre como a terapia psicodélica afeta a organização cerebral funcional de populações clínicas, como aquelas com depressão maior.
“O campo está apenas começando a entender o impacto que as substâncias psicodélicas e o estado alterado de consciência associado têm na função e no afeto do cérebro, não apenas durante a sessão aguda, mas também a longo prazo”, acrescentou Pasquini.
→ Cogumelos mágicos são legais no Brasil?
“É importante ressaltar que as propriedades farmacológicas dessas substâncias não podem ser dissociadas do ambiente onde a experiência ocorre. Em outras palavras, a dosagem correta, a orientação correta e um ambiente seguro são fatores que impactam criticamente o potencial terapêutico dos enteógenos”.
O estudo, “ Efeitos subagudos da ayahuasca psicodélica nas redes de saliência e modo padrão ”, é de autoria de Lorenzo Pasquini, Fernanda Palhano-Fontes e Draulio B Araujo.