De acordo com um estudo recente, uma dose psilocibina, um composto encontrado embolor psicodélico, pode proporcionar “melhorias significativas” na redução do estresse e emergênciaem pacientes com câncer – pelo menos até cinco anos após a ingestão.
Um grupo de pesquisadores da Escola de Medicina Grossman da Universidade de Nova York descobriu que, em conjunto com a psicoterapia, os pacientes com câncer experimentaram um aumento no sofrimento emocional e existencial após receberem psilocibina.
Leia também: Devido à poluição luminosa e danos ao habitat, vaga-lumes são ameaçados de extinção
Em um estudo anterior, a equipe de pesquisa relatou que o uso de psilocibina resultou em “melhoras rápidas, substanciais e sustentadas na ansiedade e depressão, levando à diminuição da desmoralização e desesperança em pacientes com câncer. Além disso, houve melhorias no bem-estar espiritual e qualidade de vida”.
Após mais pesquisas sobre psilocybe cubensis 10g , seis meses e meio depois, a psilocibina foi associada a “efeitos anti-ansiedade e antidepressivos duradouros”.
Este último estudo – que é um acompanhamento de longo prazo da mesma série de pacientes – encontrou efeitos positivos duradouros.
Cerca de 71% dos participantes admitiram que suas vidas se tornaram mais positivas depois de experimentar a terapia com psilocibina. “Eles até tornam a experiência mais significativa e espiritualmente significativa em suas vidas”, disseram os pesquisadores.
“Nossas descobertas sugerem que a terapia com psilocibina é uma maneira promissora de melhorar o bem-estar emocional, psicológico e espiritual de pacientes com câncer “, disse o Dr. Stephen Ross, principal autor do estudo.
Os pesquisadores dizem que a psilocibina pode ser uma ferramenta útil para aumentar a eficácia da psicoterapia. Embora o mecanismo exato ainda não seja totalmente compreendido, os cientistas acreditam que a droga pode tornar o cérebro mais “flexível”.
Pesquisas anteriores mostraram que a droga tem como alvo o tecido cerebral e um ‘modo padrão’ que se torna ativo quando nos envolvemos em auto-reflexão e divagações mentais. Em última análise, isso ajuda a criar um senso coerente de identidade própria e narrativa.
Em pacientes com ansiedade e depressão, o tecido cerebral torna-se hiperativo e está associado à preocupação e ao pensamento rígido. A psilocibina altera a atividade dessas redes e ajuda as pessoas a ter uma perspectiva mais ampla sobre seu comportamento e vida.
Veja também: tabacaria online | microdosagem psilocibina | como fazer lemon tek
“Os resultados deste estudo explicam como os efeitos positivos de uma única dose de psilocibina podem durar tanto tempo”, disse Gabby Agin-Liebes, pesquisadora que também esteve envolvida no estudo.
“Esta droga parece proporcionar uma experiência profunda e significativa para uma pessoa que pode mudar fundamentalmente sua mentalidade e perspectiva”, concluiu.